Hub pretende alavancar o agro a um novo patamar de sustentabilidade, modernidade e liderança, rumo à bioeconomia
Lançado em maio de 2021, o AgroReset é uma plataforma de articulação e negócios do agro sustentável e da bioeconomia. Tem o propósito de alavancar a liderança do Brasil na agenda global do desenvolvimento sustentável.
A organização vê no agronegócio, que corresponde a cerca de 25% do PIB nacional, grande potencial para o desenvolvimento que combine resultados econômicos, ambientais e sociais, acompanhando a tendência ESG (sigla usada para se referir às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio, que tem sido um critério adotado para investimentos).
Atuando como um hub que aglutina e articula empreendedores, investidores e outros stakeholders, promove a integração e a incorporação de novos conceitos e técnicas da economia regenerativa nas atividades do campo. Fortalece, assim, o agro em um novo patamar de sustentabilidade, otimizando a sua liderança e o seu potencial de desenvolvimento.
Para isso, foca suas ações em cinco verticais:
- Biomas de preservação permanente (e seus serviços ambientais);
- Bioindústria florestal;
- Sistemas Agroflorestais (SAFs);
- Sistemas Orgânicos (agricultura orgânica);
- Agricultura urbana e periurbana (AUP).
Estratégias para fomentar a bioeconomia e o agro sustentável
No AgroReset, a bioeconomia brasileira irá se estruturar e se dinamizar por meio de uma plataforma de apuração, conhecimento, orientação, articulação e geração de valor e negócios. Entre as estratégias que estão sendo colocadas em prática, estão:
1) Produção de conteúdo e inteligência de mercado:
Por meio de cobertura e curadoria editorial periódica dos fatos relevantes e conteúdos importantes sobre esse ambiente de negócios sustentáveis. Assim como pela organização de fóruns, webinars e outros eventos junto a especialistas, empreendedores e investidores. E pesquisas de mercado que indiquem oportunidades e tendências do agro sustentável em diferentes segmentos.
2) Apoio ao empreendedor do agro sustentável:
Por meio de workshops, cursos, assistência técnica e consultorias realizados junto a parceiros estratégicos.
3) Facilitação de negócios:
Aproximando empreendedores de investidores, startups de grandes empresas e diferentes players para a realização de parcerias entre si.
Participação no Water World Forum For Life enfatiza a importância da gestão da água no agro
O AgroReset realizou em 5 de junho, o painel Flying Rivers of the Amazon, que fez parte da programação do Water World Forum For Life, uma iniciativa da União Europeia.
O painel discutiu a importância dos rios voadores da Amazônia e mostrou o impacto do agronegócio sobre a saúde dos nossos mananciais. Mediados por Finho Levy, CEO e publisher do AgroReset, participaram nomes de peso como Carlos Nobre, especialista em Ciências da Terra; Julio Palhares, pesquisador da Embrapa; e Bela Gil, chef especializada em alimentação sustentável e apresentadora de TV.
Assista a participação da Carlos Nobre no painel: https://youtu.be/E3ec6NdOPSQ.