Rastreabilidade fortalece a sustentabilidade no agro (entrevista com Andre Turkienicz)

Rastreabilidade fortalece a sustentabilidade no agro (entrevista com Andre Turkienicz)

CEO da AgTrace aborda como soluções em rastreabilidade são importantes para impulsionar o agro para um padrão ESG

Rastreabilidade é atualmente uma tecnologia fundamental no agro moderno. Ao permitir conhecer a trajetória de um produto agropecuário desde a sua produção até a entrega ao cliente final, permite aumentar a eficiência e transparência do setor e reduzir desperdícios. Ao tornar o agro mais próximo de um padrão ESG, ajuda a abrir mercados que pressionam por boas práticas sustentáveis e sociais.

Para entender o tema mais a fundo, agroRESET conversou com Andre Maltz Turkienicz, co-fundador & CEO da AgTrace, startup que oferece soluções em rastreabilidade para o agronegócio.

Leia abaixo trechos da entrevista ou assista ela completa ao final desta matéria.

Rastreabilidade fortalece práticas ESG no agro

O mercado de ESG exige práticas sustentáveis e socialmente responsáveis em toda a cadeia de valor do agro e, tão importante quanto, que isso seja comprovado por dados. Tecnologias de rastreabilidade geram os dados necessários para isso.

“A informação [proporcionada pela rastreabilidade] acaba destravando uma série de mercados, o próprio mercado de ESG (…). A grande barreira para o crescimento e adoção maior do ESG ainda é a ausência de dados. (…) Como eu comprovo que de fato esse investimento em ESG? O consumidor final já não está mais satisfeito com uma etiqueta dizendo que aquele produto é sustentável em respeito às regras socioambientais. Ele quer prova disso. Então a rastreabilidade vem muito para trazer isso”, diz Andre.

Redução de desperdício de alimentos

Segundo o relatório “The State of Food Security and Nutrition in the World”, publicado pela UNEP – Programa Ambiental das Nações Unidas em 2021, um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado. Apenas a eliminação desse desperdício já seria capaz de acabar com o problema da fome no mundo.

“Esse é um problema de 1,5 trilhões de dólares. Ou seja, tem uma oportunidade gigantesca aí para a gente reduzir isso. E a rastreabilidade tem um papel tremendo nisso, para controlar a informação de ponta a ponta e ir diminuindo [as perdas] e aumentando a eficiência na cadeia do agro. E aí, quando a gente olha a realidade da cadeia, a gente vê uma cadeia super fragmentada, vários atores, pouca informação fluindo ao longo desta cadeia”.

Esses e outros assuntos foram abordados por Andre Turkienicz. Assista a entrevista completa no vídeo abaixo.

Compartilhe:

Outros conteúdos:

agroRESET logo transparente

O AGRORESET é uma empresa “solution provider” para o agro ESG e para a Bioeconomia, com três anos de experiência e forte entrada corporativa e comercial nesses segmentos. Seja unindo interesses entre proprietários, investidores e desenvolvedores de projetos para a geração de créditos de carbono, seja na articulação para a entrada de novos players e clientes nesses mercados, contruímos um caminho de negócios sólido e prolífico, com relações públicas, assessoria, redes e conteúdos especiais, ao lado dos melhores especialistas e do nosso backoffice de inteligência&integridade (I&I).

Nos acompanhe nas mídias sociais

Entre em contato



    Desenvolvido por TUPI Marketing Digital.