Programa oferece ferramentas para que agricultores reduzam suas emissões e gerem créditos de carbono
Ao longo de 2022, a BASF, empresa líder na área química, lançará em fases o Programa Global de Agricultura de Baixo Carbono, que auxiliará agricultores em todo o mundo a adotarem práticas sustentáveis e eficientes em termos de carbono. A iniciativa faz parte do compromisso da empresa em reduzir suas emissões em 30% até 2030 para as culturas de trigo, soja, arroz, canola e milho.
Os agricultores beneficiados pelo programa serão incentivados a adotar práticas sustentáveis e a otimizar o uso das soluções que integram o portfólio da BASF. As soluções abrangem desde sementes, traits, soluções químicas e biológicas para proteção de cultivos, até ferramentas de agricultura digital e soluções para gestão de fertilizantes.
Além disso, os agricultores utilizarão ferramentas para orientar e avaliar as melhorias, ajudando a reduzir as emissões e sequestrar mais carbono no solo. O programa também prevê que os agricultores gerem créditos de carbono por meio de certificadoras reconhecidas e ampliem a sua renda.
“O lançamento do nosso Programa Global de Agricultura de Baixo Carbono é uma prova do nosso forte compromisso com a agricultura sustentável. Isso permitirá aos agricultores de todo o mundo aumentar a saúde dos seus solos, reduzir as emissões, sequestrar o carbono e – ao mesmo tempo – serem recompensados pelos seus esforços para combater as mudanças climáticas”, diz Vincent Gros, presidente global da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.
A agricultura é responsável por cerca de 20% das emissões globais de CO2 e a descarbonização do setor é fundamental para combater as mudanças climáticas e alcançar a meta de zero emissão líquida de gases de efeito estufa (GEE).
Foto por Jan Piatkowski no Unsplash